Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

Era uma vez uma Rotunda – Parte I

-
A notícia que circulou pelos Órgãos de Comunicação Social Tomarense (em Fevereiro) e cujo teor era: “Câmara de Tomar aprovou hoje o projecto de monumento aos construtores civis tomarenses”, deixou-me muito desassossegado. Esta minha preocupação não se deve ao facto do monumento ir “enfeitar”, perdão, ir ser construído numa rotunda, até porque, bem vistas as coisas, eles merecem isso e muito mais. Observemos: À conta da construção civil, temos as paisagens rurais mais “espaventosas” da Europa, o melhor ordenamento do território, a melhor construção do Mundo ao nível da qualidade e, acima de tudo, os melhores preços do mercado e etc… (veja-se que até eu “criei” uma rotunda alusiva aos construtores).
A minha grande preocupação vai sim, no sentido da descriminação descarada, perversa e reprovável que surge deste, diria mesmo, ignóbil acto isolado. Vejamos: Porque não, também, uma Rotunda alusiva ao Exército? Ali mesmo à frente do Regimento de Infantaria, um valente canhão ou outra peça de artilharia. Na rotunda ao pé do Hospital, porque não um monumento em honra dos Médicos? Podia ser um estetoscópio gigantone. Na nova rotunda ao pé do Cemitério Velho, uma homenagem às Agências Funerárias com uns caixões graníticos ou mármore em tamanho real (isto é só uma ideia). E os sucateiros? Que tanto têm contribuído com paisagens de regalar a vista, por este nosso País afora… Será que ninguém faz nada por estas classes?...
Salva-se, a ser verdade, o zum zum que circula nos corredores Camarários e que, (esta notícia é em 1.ª mão, ou não) segundo a minha fonte infiltrada na nossa Edilidade, consta que: Na rotunda do Politécnico vai surgir uma réplica da Janela do Capítulo, a três dimensões. Na nova rotunda à saída de Tomar, sito Av. Nuno Alvares Pereira, um Tabuleiro em chapa zincada e acrílico (por causa das intempéries) com os pães de esferovite para evitar roubos ou dúvidas gastronómicas (com a crise que temos, até aquele pão desaparecia). Para se redimirem (conta-se… e não digo mais nada sobre isso), a Fonte Cibernética como está a cair aos bocados, vai desandar para dar lugar a uma Roda do tipo da do Mouchão, em ferro forjado e alumínio, aprimorada com uma nova canalização de águas para fazer andar a mesma. Esta rotunda vai contemplar também a toda a volta, um palanque amovível para receber as multidões, que pontualmente comemoram eventos, naquela linda área, nomeadamente, corrida de motards, futebóis, eleições, e outros. Vão, segundo consta, colocar um parque de estacionamento para o “carro amarelo da música”, (sabem, aquele que aparece como que por magia, a dar música ao pessoal e a gritar “Portugal… Portugal… Portugal” e que depois desaparece como que por magia, para voltar a aparecer passado uns tempos), passe a publicidade, ao amarelo, claro. De referir que, o alcatrão circundante vai ser melhorado e quiçá, reforçado, digo eu. Para concluir, a rotunda ao pé da GNR, vai ser abrilhantada com um Monumento aos Políticos. Soa por lá (na Câmara e mais uma vez, segundo a minha fonte infiltrada) que vai levar com um outdoor, todo ele LCD de 1000” (mil polegadas), onde irão passar 24 sobre 24 horas, textos, imagens e discursos das mais recentes promessas efectuadas pelos mesmos. Informações de trânsito, tempo, totoloto, totobola, MTV Portugal… Lotaria Popular… Bem… também vão passar filmes sobre as diversas reuniões camarárias. Já estou com a cabeça a andar à roda. Brevemente escreverei mais sobre Rotundas. Fiquem bem.

In Jornal Cidade de Tomar, Edição N.º 3852 de 2009-04-03
Por: Joaquim Francisco - 2009-03-26

Fotomontagens: Joaquim Francisco (imagens retiradas da Net)

FOTO DA SEMANA


Alerto as autoridades competentes de que o muro em breve, tomba...
Depois não digam que eu não avisei...
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar- Estrada de Coimbra-Avito

Sexo – Preservativo = Abstinência

Na sua recente visita a África, mais concretamente aos Camarões, o Papa que dá pelo nome de Bento XVI, proferiu uma frase muito “iluminada”, cujo teor foi muito badalado pela Comunicação Social e contestada por muitas Organizações Médicas, Políticas e Sociais em todo o Mundo. A “luminosa” ideia, tem como base e muito simplesmente a premissa de que, não se pode solucionar o problema da SIDA, com a distribuição de preservativos, por outras palavras, o preservativo não tem contribuído, no sentido de impedir a propagação do VIH.
Ora bem… Pergunto: O Sr. B.16 (desculpem o tratamento) esteve a conferenciar e a receber instruções comprovadas de toda a comunidade científica? As diversas organizações internacionais, ONG’s que se movimentam no terreno no combate à SIDA, instruíram-no? Os Governos dos países que enfrentam este flagelo da Humanidade, confirmaram-lhe a situação. Não acredito, repito, não acredito. O Sr. B. 16 (desculpem o tratamento, mais uma vez) parece-me que não se documentou, não leu as notícias recentes sobre o Carnaval Brasileiro no qual Lula da Silva, o próprio, andou pelas ruas a distribuir “camisinhas”, tendo em vista a prevenção. Não me pareceu ser Campanha Eleitoral, portanto, para mim basta este exemplo… Estas observações Papais, a médio/longo prazo, vão ter um efeito contrário ao que se pretende, ou seja, as populações que ainda enaltecem crenças retrógradas e/ou ideias religiosas fundamentalistas, vão sentir-se legitimadas a viver sobre o fio da navalha, em nome de uma Moral diria, reaccionária. Apregoar e enaltecer a abstinência como remédio para os males, evidentemente que não é solução. Quem é que vai seguir a “receita” de abstinência, na hora de ter uma relação sexual de risco ou mesmo, normal. É ridículo, simplesmente ridículo e lamentável que em pleno Século XXI, com uma ligeireza atroz, se profiram frases que vão contra os princípios biológicos e sócio-afectivos básicos do ser humano, a sua sexualidade. Este Sr. Papa, já anda a ser muito polémico. Não me admiro que um dia destes, o mesmo, venha anunciar que os Padres não se casam, por causa da abstinência, digo eu.

Polémico, ou não...
In Jornal Cidade de Tomar - Edição 3851 - 2009-03-27

VER NOTA DO DIRECTOR - António Lopes Madureira, relativamente a este texto em Jornal Cidade de Tomar, Edição 3852 de 2009-04-03

VER um outro comentário em Jornal Cidade de Tomar Edição 3853 de 2009-04-09

Por: Joaquim Francisco - Tomar - 2009-03-22
Foto-montagem: Joaquim Francisco (elementos retirados da net)

FOTO-MONTAGEM DA SEMANA


Aproveitando a fotografia da Actividade na Nazaré em 22-06-2008 e o símbolo do Yin e Yang efectuei uma montagem que, fala por si...


Vejam-se os originais: