Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

FOTOGRAFIA da SEMANA

Título: JANELA AUSENTE

Foto: Joaquim Francisco - Serpa - 2010-08-03

O Lixo – Portugal no seu melhor…

No ano 2007, escrevi um artigo de opinião com o título “Lixo e Civismo e Companhia Lda.”. Em 2009, voltei ao tema desta feita com o tema: “Lixo, Civismo e Companhia Lda. (Parte II)”. Assim, e pedindo desde já desculpa por este meu “atrevimento”, mais uma vez venho “atacar” o tema, pois penso que nunca é demais apelar ao bom senso dos Portugueses. De notar que a “musa inspiradora” deste texto, foram as fotos que se encontram anexas. É verdade. O que uma simples garrafa provoca. Quando numa viagem a Serpa e ao percorrer as suas brancas ruas, me deparei com estes cenários, fui obrigado a documentar a ocasião. O passo seguinte, como é lógico, seria alertar/reeducar o povo Português para os perigos do LIXO, pois o mesmo (povo) não tem (ou parece não ter) consciência dos malefícios que por ele (lixo) são provocados. Quando percorro ruas e ando por estradas quer a pé ou de carro sou obrigado a ver quão PORCO é grande parte dos meus concidadãos. Ofendidos?… Continuando: Garrafas de cerveja e iogurte nos passeios. A imundice que a maioria dos portugueses produz nas ruas: Garrafas de pet e os pacotes de cigarros. Insistindo: Plásticos velhos, latas de sumos nas valetas atirados pela asquerosa sociedade tuga. Ofendidos por estas palavras?…
Por vezes é bom e sabe bem abanar as estruturas. Vamos em frente: Restos de sucata, veículos abandonados e sacos de lixo despejados numa berma de estrada. Lá coragem não falta a esta malta habituada a viver numa estrumeira. Muito forte a termologia aplicada?... Entendamos que a Mãe Natureza não se consegue defender destas variadas agressões. Tento por palavras e através deste texto (mais uma vez) defender o que parece ser o mais básico: Não devemos atentar contra o Meio Ambiente. Mas afinal, pergunto: Para que servem os caixotes de lixo que estão espalhados por todo o Portugal. Quanto à foto, lindo de se ver, que rica lição de civismo, um regalo para os olhos do turista mais atento. Que rica fotografia para um postal ilustrado. Por favor e com isto concluo: Não sejam PORCOS de Norte a Sul, de Este a Oeste.

Fotos: Joaquim Francisco – Serpa 2010-08-03

FOTO da SEMANA...

E BEM... Nas casas de banho do Parque de Campismo de Serpa, solicita-se limpeza. Mas a realidade é bem diferente. Como a maioria dos frequentadores deste Espaço são verdadeiramente PORCOS, os sanitários apresentam invariavelmente um aspecto repugnante. Afim: "PORTUGAL no SEU MELHOR"... (FOTO: Joaquim Francisco - Serpa 2010-08-01)