Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

Novo Governo em Portugal… Para quê?... Está na mesma tudo mal!...

Renovo a frase de Guerra Junqueiro “Pobres, dos pobres dos pobrezinhos”, para documentar a condição a que a maioria dos portugueses vai alcançar. As medidas que este novo Governo vai implementar, vão afundar ainda mais esta nossa Nação e, muitos comentadores políticos, até os que são (ou eram) apoiantes PSD concordam que algo de negativo vai acontecer ao nosso País: O ROUBO de 2 meses de ordenado, passando pela disparatada ideia de aumento das horas de trabalho e as perversas privatizações ao desbarato.
Estas soluções no imediato, podem até realizar dinheiro fácil e rápido para a administração governativa mas, não tenhamos ilusões, no futuro, o poder económico dos portugueses ficará cada vez mais débil não contribuindo em nada para o desejado arranque financeiro, a criação de emprego fica refém das horas a mais que os trabalhadores que se encontram no activo prestam, não sendo assim necessárias mais contratações e por fim, os centros de decisão do tecido empresarial estatal e estratégico vão mudar de país com toda a certeza. Mais pobres ao nível do património empresarial, mais pobres economicamente, mais pobres politicamente. Lembro que o anterior Governo PS, foi atacado diariamente de norte a sul e a todas as horas. Pagou com a derrota. Sócrates ainda hoje é recordado como o Anticristo belzebu que arruinou Portugal. Pagou com a derrota. O novo Governo de Portugal, ao fim de uma centena de dias de governação apresenta um Orçamento que em vez de ajudar, vai bloquear o desenvolvimento, empobrecer o povo. Ainda agora começou e já as manifestações de contestação estão na rua e os lóbis se estão a movimentar. Por este andar, não prevejo uma durabilidade governativa para lá de 4 anos. A situação que de 2012 em diante vai singrar em Portugal tão má irá ser que mais uma vez o Governo terá de mudar de mãos. Só espero que seja para melhor.
-
Por: Joaquim Francisco - Tomar - 2011-10-16

Quando não temos luz, o que fazer?...

Dia 5 de Outubro (Implantação da República Portuguesa) foi como se sabe, feriado nacional. Lembro esta data porque, por coincidência, desde o dia 6 até ao dia 9, não houve luz durante 4 noites.
Reza a história que eu, morador na Av. Ângela Tamagnini em Tomar (lado nascente), fiquei privado de iluminação pública (eu e os meus vizinhos). Como se não bastasse, o logradouro que serve de parque de estacionamento mantinha-se escuro também. Comuniquei de imediato com os Srs. da EDP através do 800506506 (referência 12459921) no dia 6 e a menina do call center, agradecendo o contacto, informa que a situação vai ser resolvida. Dia 7 ou melhor, noite 7, mantendo-se a avaria, volto a ligar (referência 12461014) e de lá respondem que entendem a minha impaciência, lamentam mas vão resolver a situação o mais breve possível. Sábado 8 à noite (não se riam), mantinha-se a avaria. Contactei mais uma vez para as avarias eléctricas (referência 12461918). Repito que a avenida e logradouro está à 3 dias sem luz, obtenho a mesma resposta: Lamentamos e a situação vai ser corrigida. Para concluir esta saga, na noite de domingo 9, ainda não tinha sido regularizada a situação, ou seja, escuro (não entendo o vosso sorriso sarcástico). Mas telefonei (referência 200190059099). Segunda dia 10, finalmente, fomos contemplados com luz.
RESUMINDO: Penso que o feriado deve ter ajudado porque na quinta e sexta o piquete meteu 2 dias de férias, de seguida entra o sábado e domingo e finalmente, regressa-se ao serviço, em grande, na segunda dia 10 e ai sim, vamos dar luz ao pessoal pois os tipos merecem etc. etc. etc. Mais, sendo a EDP um serviço universal, “meia dúzia” de moradores não têm de exigir iluminação dado que a maioria a tem. Assim se explica a tal universalidade.
Gostava de saber se na calada da noite, aproveitando a escuridão, ocorressem assaltos, a EDP serviço universal responsabilizava-se pelos mesmos?... Já que não prestou o serviço universalmente convenientemente e não cumpriu com a sua universal parte, responsabilizava-se pelos mesmos?... Seja como for, a minha indignação prende-se com o facto de ter estado 4 noites seguidas sem luz e não existir ninguém para regularizar a situação. Assim, quando não temos luz, o que fazer?... Pagar, aguentar, não telefonar e principalmente, não bufar (universalmente).
-
Por: Joaquim Francisco - Tomar - 2011-10-11