É normal desejar Feliz Natal, Boas Festas e Feliz Ano Novo, nesta altura do Ano. As expressões: “Deus queira que…”, “faço votos que…” e “haja Saúde” também nos acompanham diariamente. A letra: “A paz, o pão, habitação saúde, educação”, da música “Liberdade” de Sérgio Godinho, reflecte, igualmente, os desejos e necessidades humanas. Realmente, todas estas termologias vêm muito a propósito, nos tempos que correm. Tempos de carência laboral, política e social que nos levam a pedir, voltar a pedir e a redobrar pedidos, tendo em vista atenuar a privação constante a que a maioria da sociedade está submetida. Assim, e seguindo o raciocínio, vou igualmente formular pedidos. 12 Pedidos, como os Meses do Ano (não, 1 por cada Mês. Mas sim, 12 em cada Mês ).
1.º Pedido – Que Barack Obama faça tudo para merecer o Prémio Nobel. Até agora não vimos nada, antes pelo contrário, os Estados Unidos não ratificaram o acordo sobre a redução da proliferação das minas pessoais e não vão reduzir os contingentes armados por esse mundo afora. Até vão mandar mais tropas. “Fazer a paz com a guerra” desculpa-se o Sr. Obama.
2.º Pedido – Que os Governos do Mundo se organizem, com o objectivo comum de, o mais rapidamente possível, recuperarem os níveis económicos a que nos habituaram, sem perder de vista o progresso dos outros menos desenvolvidos.
3.º Pedido – Que todos os Governos do Mundo cheguem a acordo, no sentido de proteger o Planeta, no que diz respeito às alterações climáticas.
4.º Pedido – Que a Ciência desenvolva rapidamente, energias alternativas e rentáveis para substituir os combustíveis fósseis.
5.º Pedido – Que a Sociedade se torne menos egoísta e mais solidária. Esquecemo-nos facilmente que um dia, a adversidade pode-nos bater à porta.
6.º Pedido – Inteligência para a nossa Juventude. Estamos a assistir a uma degradação nos valores dos nossos jovens. Bastantes, terão no futuro uma vida à margem da lei, fútil e sem ambição.
7.º Pedido – Que a Gripe A não ceife mais vidas humanas.
8.º Pedido – Que não surja outra “Gripe A”, inventada, engendrada ou forjada.
A pensar mais no nosso País:
9.º Pedido – Que o Governo se aguente e consiga restaurar a confiança dos Portugueses ao nível da economia, emprego, educação e justiça (principalmente nestas duas últimas).
10.º Pedido – Que o Governo não endivide mais o País, para não cairmos na bancarrota (veja-se o estado da chegou a economia Grega).
11.º Pedido – Que o preço do dinheiro só suba em 2011 pois, os bolsos dos Portugueses em particular, dos Europeus e restantes concidadãos do mundo em geral, não aguentam aumentos em 2010.
12.º Pedido – Que todos os anteriores pedidos sejam aceites e satisfeitos em conformidade.
.
Sintetizando e finalizando, penso que não é pedir muito, é unicamente pedir o razoável.
.
Sintetizando e finalizando, penso que não é pedir muito, é unicamente pedir o razoável.
.
In Jornal IMONEWS - N.º 38 - 2010