Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

A Igreja Católica e suas personae non gratae.

Penso ser a primeira vez que não documento um texto com uma fotografia. Porquê?... Simplesmente porque a minha indignação não permite utilizar seja o que for, sobre pena da hipotética imagem ser desvirtuada ou mesmo mal interpretada. Como tal, penso ser a melhor postura a assumir.
Bom… Não podia deixar passar este momento tão polémico da vida da “Santa Madre Igreja”, sem exteriorizar a minha opinião (embora generalizada e que nem todos têm coragem de a manifestar) neste nosso plural e democrático Jornal Cidade de Tomar (Edição N.º 3906 de 16 de Abril de 2010), sobre a actual, chamar-lhe-ia “crise” de valores que alguns membros da Igreja Católica, têm vindo a manifestar.
Neste “universo” de homens que congregam modelos que estavam acima de qualquer suspeita (pensávamos nós, pobres mortais de fraco espírito, comparado com o deles, claro, digo eu…)., afinal existem nódoas (quem é que tem telhados de vidro? Quem é?...) que conspurcam a imaculada imagem de pureza, integridade e abnegação que os mesmos nos querem “ensinar”. A ser verdade, as acusações proferidas pela Justiça dos Homens, é efectivamente uma vergonha o que ocorreu e com toda a certeza ocorre no seio de algumas Paróquias.
Casos confessos, a única punição que aconteceu foi a transferência. Realmente, foi um castigo exemplar: "Prevaricaste? Então vais para outro País e mantêm-te lá sossegado que nós te protegemos. Daqui a uns tempos já ninguém fala no assunto e a opinião pública esquece. O ser Humano é de brandos costumes, pois então…". Um membro desta “organização” divulgou uma estatística assombrosa (bem documentada, penso…): “a Organização Mundial de Saúde considera a pedofilia uma enfermidade e aludiu estimativas segundo as quais, só uns 3% dos sacerdotes católicos dela padecem.(Fonte: Lusa - Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, 28 Março proferido por Monsenhor Manuel Monteiro de Castro). Boa… Ficamos todos mais descansados (ou não). Afinal são só 3%?... Bem vistas as coisas, 3% é muito cento, a “abusar” de alguns Mandamentos.
Vejamos: 1.º Mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas. 2.º Mandamento: Não invocar o Santo Nome de Deus em vão. 6.º Mandamento: Guardar castidade nas palavras e nas obras. 9.º Mandamento: Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos. 10.º Mandamento: Não cobiçar as coisas alheias. Interpretando estes conceitos, diria que muitos dos implicados, têm falhado e injuriado o ideal milenar adoptado e assumido por esta corporação que se denomina Igreja Católica.
Para a História ficará mais uma história de escândalo. Mais um pedido de desculpas, imagino eu, ditará o epílogo deste infame caso mundial que envolve um dos arautos religiosos da civilização.
Tomar, 10 de Abril de 2010 - Joaquim Francisco