Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

O DEM ou CHIP nas Matrículas

Quando o Governo legislou no sentido de serem colocadas nos veículos automóveis, “placas de protecção” nas rodas de trás, vulgo palas, tendo em vista proteger dos salpicos de lama projectados, os pára-brisas dos outros veículos que circulavam na retaguarda, a ideia foi realmente, diga-se, uma genialidade política. Este artefacto (pala), apesar de já não constar na lista de prioridades governativas, deu um enorme contributo à economia portuguesa, da altura claro, fazendo mexer o mercado a vários níveis: Indústria do plástico, comércio de artigos auto e peças, mecânicos, donos de viaturas (pagador), o Estado (receptor dos impostos provenientes das compras e vendas) e o Estado (receptor do dinheiro proveniente das multas). Muita lama deixou de enlamear a cara de muitos. Quando o Governo legislou no sentido de serem colocados reflectores nas rodas dos veículos de duas rodas, nomeadamente bicicletas, motorizadas e motas, a ideia foi novamente, diga-se, mais uma genialidade política. Todos os raios começaram a ter os ditos, que só eram vistos de “ladecos” mas, este artefacto (reflector) apesar de já não constar na lista de prioridades governativas, deu um enorme contributo à economia portuguesa, da altura claro, fazendo mexer o mercado a vários níveis: Indústria do plástico, comércio de artigos auto e peças, mecânicos, donos de viaturas (pagador), o Estado (receptor dos impostos provenientes das compras e vendas) e o Estado (receptor do dinheiro proveniente das multas). Repetitivo mas eficaz, digo eu.


Agora, com a era da informática a dominar, vem o Governo, novamente, implementar/impor, outra grande medida automobilística. Uma medida que vai desenvolver a economia de alguns, nomeadamente uma fábrica de componentes electrónicos Made in Taiwan ou Made in China, um hipotético revendedor/importador/armazenista, mecânicos especialistas em electrónica e o nosso velho amigo Estado, nós claro, aguentamos, pagamos e não refilamos. O produto em causa, o DEM – Dispositivo Electrónico de Matrícula, mais conhecido por CHIP, custará aproximadamente 10 € e consta que nos primeiros 6 meses irá ser gratuito (sobre a instalação do mesmo não se sabe nada mas desconfio que aguentamos, pagamos e não refilamos). O dispositivo, de uso obrigatório vai ter todas as informações sobre o seguro automóvel, a inspecção periódica e até servirá para pagar as portagens. Portugal será o primeiro a ter esta tecnologia no mundo. Futuramente, irá ter DVD, MP4, GPS e detector de Radares Policiais, ou não. São tantas as vantagens que lhe prevejo o mesmo destino das palas e dos reflectores. Já agora, espero que a próxima medida seja o Imposto de Circulação Pedestre. Podem colocar-nos um CHIP para o auto-pagarmos no… bem, fiquemos assim.

Por: Joaquim Francisco - Tomar - 2009-02-16

Desenho: A ChapaChiPS

Autor: Joaquim Francisco - 2009-02-16

In Jornal Cidade de Tomar - Edição 3846 de 2009-02-20