Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

Sexo – Preservativo = Abstinência

Na sua recente visita a África, mais concretamente aos Camarões, o Papa que dá pelo nome de Bento XVI, proferiu uma frase muito “iluminada”, cujo teor foi muito badalado pela Comunicação Social e contestada por muitas Organizações Médicas, Políticas e Sociais em todo o Mundo. A “luminosa” ideia, tem como base e muito simplesmente a premissa de que, não se pode solucionar o problema da SIDA, com a distribuição de preservativos, por outras palavras, o preservativo não tem contribuído, no sentido de impedir a propagação do VIH.
Ora bem… Pergunto: O Sr. B.16 (desculpem o tratamento) esteve a conferenciar e a receber instruções comprovadas de toda a comunidade científica? As diversas organizações internacionais, ONG’s que se movimentam no terreno no combate à SIDA, instruíram-no? Os Governos dos países que enfrentam este flagelo da Humanidade, confirmaram-lhe a situação. Não acredito, repito, não acredito. O Sr. B. 16 (desculpem o tratamento, mais uma vez) parece-me que não se documentou, não leu as notícias recentes sobre o Carnaval Brasileiro no qual Lula da Silva, o próprio, andou pelas ruas a distribuir “camisinhas”, tendo em vista a prevenção. Não me pareceu ser Campanha Eleitoral, portanto, para mim basta este exemplo… Estas observações Papais, a médio/longo prazo, vão ter um efeito contrário ao que se pretende, ou seja, as populações que ainda enaltecem crenças retrógradas e/ou ideias religiosas fundamentalistas, vão sentir-se legitimadas a viver sobre o fio da navalha, em nome de uma Moral diria, reaccionária. Apregoar e enaltecer a abstinência como remédio para os males, evidentemente que não é solução. Quem é que vai seguir a “receita” de abstinência, na hora de ter uma relação sexual de risco ou mesmo, normal. É ridículo, simplesmente ridículo e lamentável que em pleno Século XXI, com uma ligeireza atroz, se profiram frases que vão contra os princípios biológicos e sócio-afectivos básicos do ser humano, a sua sexualidade. Este Sr. Papa, já anda a ser muito polémico. Não me admiro que um dia destes, o mesmo, venha anunciar que os Padres não se casam, por causa da abstinência, digo eu.

Polémico, ou não...
In Jornal Cidade de Tomar - Edição 3851 - 2009-03-27

VER NOTA DO DIRECTOR - António Lopes Madureira, relativamente a este texto em Jornal Cidade de Tomar, Edição 3852 de 2009-04-03

VER um outro comentário em Jornal Cidade de Tomar Edição 3853 de 2009-04-09

Por: Joaquim Francisco - Tomar - 2009-03-22
Foto-montagem: Joaquim Francisco (elementos retirados da net)