O Parque de Campismo de Tomar.
.
Finalmente, o Parque de Campismo reabre as suas portas ao turismo tomarense, nacional e internacional. Finalmente, ao fim de 6 anos, alguém ganhou coragem e avançou com um projecto que esteve na gaveta tempo demais. Não sei se é por estarmos em ano de eleições, se os constantes pedidos dos meios de comunicação, para a abertura do mesmo se as fotografias de Auto-Caravanas espalhadas pela Cidade tiveram influência, certo é que o Parque de Campismo finalmente reabre.
Tomar é uma localidade com muitas atracções turísticas. Não podemos esquecer o Aqueduto dos Pegões, a Capela de Nossa Senhora da Piedade e as Escadinhas, a Capela de São Gregório, a Capela de São Lourenço, o Castelo de Bode, o Castelo e suas relíquias, nomeadamente o Convento, a Janela do Capítulo e a História Templária, o Convento de Santa Iria, a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja de S. João, a Igreja de São Francisco, a Igreja de São João Baptista, a Igreja Nossa Senhora da Graça, as Janelas e Portais que enriquecem a nossa Cidade, a Ponte Velha e sua original arquitectura, o Rio Nabão e sua envolvente paisagística, a Roda do Mouchão, a Sinagoga e para finalizar esta longa lista patrimonial que edifica e enche de orgulho qualquer Cidade que se escreva com C Grande, a Festa dos Tabuleiros. Para acolher os visitantes que vêm à Cidade de Tomar, e que por cá querem pernoitar, não chegam as Estalagens, os Hotéis, as Pensões e as Residenciais. Há quem goste de estar integrado num ambiente de ar livre, mais natural e verde. O nosso Parque de Campismo, referenciado internacionalmente, oferece essa característica e mais, oferece a proximidade à Cidade, suas Gentes e seus Monumentos. Espero que esta posição manifestada pela nossa Edilidade Camarária, seja o arranque para um período de restauro e recuperação de outras zonas e situações anómalas que teimam em continuar a ser vistas por todos nós, no nosso dia a dia. Refiro-me por exemplo, às Escadinhas Nossa Senhora da Piedade que se encontram num estado de abandono e degradação intolerável, o nosso Aqueduto dos Pegões que tem um aspecto de ruína decadente, o antigo e vulgarmente conhecido por Colégio Feminino, de está com uma aparência degradante, o edifício do Convento de Santa Iria e seu telhado em destroços, o Edifício da Fundição junto à Ponte Velha, em condições lastimáveis, os vidros partidos do mesmo edifício, na Levada, mesmo ao lado do edifício das Finanças. Ou seja, belas fotografias para turista fotografar para mais tarde recordar (digo eu). Será que estas situações agora descritas, vão-se arrastar por mais 6 anos (como a saga do Parque de Campismo), ou vamos ver obra feita?... Os Tomarense ficam a aguardar.
Nota do autor: Não se apresentam imagens das situações degradantes da nossa cidade, sob pena de ferir a sensibilidade dos meus conterrâneos.
Fotografia: Joaquim Francisco em 19-07-2009 - Tomar junto à Junta de Freguesia Santa Maria dos Olivais.
.
In Jornal Cidade de Tomar - Edição N.º 3871 de 2009-08-14 - Tomar
In Jornal Cidade de Tomar - Edição N.º 3871 de 2009-08-14 - Tomar
Por: Joaquim Francisco - Tomar - 2009-08-09