Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

A tradição… Onde está ela?...

Presentemente é vulgar ouvir a frase “a tradição já não é o que era”. Na realidade, se o leitor olhar à sua volta, exemplos surgem aqui e acolá bem representativos desta triste realidade que assola os nossos dias, o nosso País e mais concretamente, a nossa Cidade de Tomar. O mais recente caso, a meu ver, é o da Feira das Passas de Tomar. A referida Feira, realiza-se em paralelo com a Feira de Santa Iria (durante o Mês de Outubro) e, enquanto esta última ocupa a Várzea Grande em frente ao Tribunal, a primeira ocupava a Rua dos Arcos, rua paralela ao recinto da Feira de Santa Iria. Escrevi ocupava, porque os Feirantes/Vendedores, foram agora “desterrados” para a Praça da República, local que fica quase a 1 kilómetro de distância do local primordialmente utilizado (vai para mais de 30 anos).
Esta alteração da localização da Feira das Passas, não tem pés nem cabeça e só pode ser a cabeça Política a pensar mais alto que a tradição Popular. Esta engenhosa mudança, vai fazer com que de ano para ano, menos vendedores queiram ocupar a Praça da República porque, a mesma, está deslocada do centro de passagem dos visitantes da Feira de Santa Iria, está durante a noite desertificada e é, digam o que disserem, um local desconfortável, sem árvores e sombras. Não admira portanto que, para a Praça da República só vão realmente “meia dúzia de gatos-pingados”, perdoem-me a expressão. Falei com um Feirante de uma banca de Frutos Secos e este confessou-se arrependido por ali estar. A título de exemplo, confidenciou-me que, sua esposa enquanto Feirante de Bolos, junto à Santa Iria, estava a ter mais clientela do que ele, á noite e á mesma hora, coisa que não ocorria quando ele estava na Rua dos Arcos. Este desabafo do Feirante é sintomático da realidade que ocorre na Feira. A deslocalização dos Vendedores e as condições que lhes são dadas, vão de sobremaneira influenciar o seu desinteresse, em participar neste centenário evento da nossa Cidade de Tomar e paralelamente afastar os potenciais clientes. Por isso, o título deste artigo: A tradição… Onde está ela?... Pois é… Respondam se forem capazes… Nota: Já li alguns comentários de quem gosta da Feira das Passas naquele local. Mas, não se iludam, a realidade é bem diferente e, o tempo o dirá.
.
Por: Joaquim Francisco
.
In Jornal Cidade de Tomar - Edição N.º 3881 de 2009-10-23