Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

O Peru dos Ovos de Ouro...

Boa... Agora o Governo da Nação Portuguesa, voltou-se (outra vez) para a América Latina, tendo em vista potenciar o Negócio, a"trair" o investimento e desenvolver laços (deixem-se de fitas, mas é...). Durante o Governo de Sócrates, foi a Venezuela e os "Hugos" a desembolsar (não se sabe bem quanto) por conta dos Magalhães (pc´s Made in Portugal) e outros negócios que se adivinhavam avultados mas, que por falta de informação jornalística/governamental, o comum dos Portugueses não ficou a saber bem ao certo o que se passou, quem ganhou o quê e tudo e todo o resto. Agora como já referi, temos novas visitas, desta feita ao Peru, Brasil e Colômbia. Hoje, temos a notícia que o Brasil está visitado e que se botou um vigoroso e acalorado discurso de pedinchice. Seguidamente vai-se "tomar de assalto" a Colômbia. Por sua vez, o Peru já está despachado. Gostaria de opinar em relação a estas visitas Governamentais, de carácter político/negocial pois existem pontos que estranho. Não vislumbro quem foi a "alminha" que se lembrou desta "viagem de negócios" e quem vislumbrou que a conjuntura sócio/política/económica dos Países visitados é assim tão atraente para a nossa Nação, como apregoam. Sigam o meu modesto raciocínio:
Brasil - Brutalmente maior que Portugal é um País com um potencial também "brutal". O que nos é dado a ver?... Resposta: Favelas... Miséria... Tráfico... Crime... etc. etc. Dentro da maior economia da América Latina e tudo graças a muito investimento internacional, também. Pergunto: Se não têm dinheiro para "endireitar" o seu País, vão ter dinheiro para comprar ou investir no meu? Podem responder que tudo passa pela iniciativa privada e uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas não deixa de ser estranho. Invistam internamente e criem postos de trabalho no vosso País, caras... (com todo o devido respeito pelo seu povo, que não tem culpa das políticas desvairadas dos políticos)
Colômbia - Nem vou escrever sobre este País. O que se sabe por cá acerca destes Srs. até arrepia. Já estou a ver Empresários Portugueses a serem extorquidos, estropiados e ameaçados. Já estou a ver os negócios e a política a serem cartelizados pelos Barões... Eles nem internamente se conseguem entender e vai lá o nosso Governo "pedir batatinhas". Já sei... Podemos exportar Médicos ou então leia-se:
"A directora executiva da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Colombiana, Rosário Marques, afirmou hoje à Agência Lusa que a Colômbia é uma ponte "importantíssima" para os investidores portugueses entrarem nos Estados Unidos da América." (Fonte - Visão online). Isto cheira-me a "calçadeira"... Vamos ver se não vou ter problemas... Já estou cheio de medo...
Deixei o Peru para o fim (se bem que foi o 1.º País a ser visitado) pois achei interessante a publicidade que se fez. O Peru é a Terra das Oportunidades... Um País em desenvolvimento... Venham para cá pois ganha-se muito dinheiro... etc. (até temos outra vez os Magalhães à venda, com outro nome, claro) ou seja, um Peru dos Ovos de Ouro com demagogia pelo meio.
Peru - Terra de oportunidades com 300 Portugueses presos por tráfico de droga (ui... estes já sabem o que os espera...). Um dos maiores produtores e traficantes de droga do mundo e arredores... Bem... nem vou escrever mais porque todos sabemos o que uma sociedade destas pode e consegue fazer com "muito dinheiro"... "Temos mais ou menos 600 grupos de narcotráfico no Peru. Lava-se 4 milhões de dólares do dinheiro do narcotráfico no país em comércio, transporte e nas mais diversas redes sociais económicas." (Fonte - Brasil de Facto)
Por tudo isto, fico muito apreensivo com estas "visitas" diplomáticas... Prevejo negócios mais uma vez efémeros e/ou ruinosos, à imagem de outros realizados internamente. Será que tenho razão? Espero bem que não...
-
Joaquim Francisco - Tomar - 2012-06-22