Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

O AQUEDUTO DOS PEGÕES

Como é visível e nítido, o Aqueduto dos Pegões encontra-se num adiantado estado de deterioração. Não tanto ao nível da pedra pois como é natural (mas reprovável), sendo um Monumento isolado e sem controlo ao nível da segurança (todo o cidadão tem acesso ao mesmo sem restrições), os atentados à sua integridade, são uma constante. Desde pedras partidas, deslocadas e roubadas, até ao “pintar” e escrever nas paredes das diversas Casas Abobadadas que o integram.

Não bastava a “mão” humana atacar este magnífico Monumento. Também a sensibilidade e poder decisório dos responsáveis pelo Património Cultural está a atacar o Aqueduto dos Pegões. Este ataque é caracterizado pelo esquecimento e abandono a que o mesmo foi votado, sendo evidente o nível da manutenção a bater no zero, bem patente nas fotografias que aqui estão representadas. Esta situação é na verdade inaceitável tanto do ponto de vista Cultural como Turístico.
As raízes das ervas e arbustos têm um papel muito grave na destruição do Aqueduto dos Pegões. O seu crescimento faz-se entre as pedras, arrancando o reboco (argamassa) que se encontra a unir os Blocos que constituem os muros e pilares desta Obra Tomarense. Património Nacional votado ao abandono e vergonhosamente desprezado.
Património Nacional votado ao abandono de tal maneira que, cumulo dos cúmulos, até um pinheiro está a crescer lá em cima. Será que as autoridades competentes não vêm esta situação. Não existem visitas dos responsáveis pelos Monumentos. Não saem dos gabinetes e corredores ministeriais para inspeccionar o decadente estado de conservação desta Construção?
URGENTE: Manutenção no Aqueduto dos Pegões já…
Fotos: Joaquim Francisco – Tomar - 2011-02-06