Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

Tratado de Lisboa aprovado – O Povo não foi visto, nem achado…

Com os votos a favor de PS, PSD e CDS e os votos contra da restante oposição, o Tratado de Lisboa foi aprovado através de um fácil e básico acto de gestão da Assembleia da República (veja-se uma Iluminura extraída do Tratado).Graças a uma simples mudança de nome, de Constituição Europeia para Tratado Europeu (realmente a língua portuguesa é traiçoeira, espero que o novo Acordo Ortográfico acabe com esta pouca vergonha), o Governo Sócrates conseguiu fugir ao prometido referendo, também pressionado por alguns governos europeus mas principalmente para poupar algum dinheiro na organização desse evento social. Sim… Para quê o referendo?... Não aparece ninguém para votar (digo eu). Polémica ou não esta decisão, o certo é que não foi dado o devido valor ao Documento. Pairou uma nuvem de secretismo exotérico à volta do mesmo, originando o absoluto desconhecimento do seu conteúdo. Para o provar, efectuei um pequeno inquérito com três simples perguntas:Só inquiri 10 pessoas e bastou para ver o grau de esclarecimento do Povo português e a sua sábia interpretação da coisa. Fiquei satisfeito com a disponibilidade demonstrada por todos inquiridos. O meu muito, muito obrigado… Depois passem lá por casa para eu vos entregar o cheque. O próximo inquérito vai ser sobre o índice de popularidade dos Líderes Partidários. Que pena, já não vou poder incluir o Sr. Menezes. Será que a Sra. Manuela vai ganhar?... Mulheres ao Poder… Mulheres… Mulheres… Mulheres… Voltando ao índice de popularidade, espero que o referido inquérito corra melhor, até porque a popularidade dos Líderes está muito elevada (ou não).
Errata: Onde se lê Reverendo deve ler-se Referendo (por este facto peço as minhas sinceras desculpas – o teclado é tramado, quem mandou por a tecla do V de Vitória ao pé do F de Fé?...).
In Jornal Cidade de Tomar - Edição 3804 - 2008-05-02
Por: Joaquim Francisco - Tomar 2008-04-25